Mundo de lolinha

sábado, 7 de abril de 2012

QUIZ DO CHOCOLATE: conheça mais dessa delícia da Páscoa!

Postado por Sharllenny Queiroz às 12:31

QUE TIPO DE CHOCOLATE É CONHECIDO COMO “PURO”?

CHOCOLATA AMARGO. O chocolate amargo, feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite, também é chamado de chocolate puro, pois além do cacau leva apenas açúcar, com concentrações de cacau variando de 35 a 85% de sua composição. "O chocolate amargo é o melhor de todos em valor nutricional e contém altos teores de flavonoides", diz Fernanda Biagioni. Os flavonóides são um grande grupo de compostos polifenóis, encontrados no cacau, café, chá e vinho tinto, por exemplo.

QUAL CHOCOLATE TEM MAIS AÇÚCARES?

O chocolate é produzido pela mistura de massa de cacau com açúcar, leite e demais ingredientes, dependendo da variação. Alguns tipos chegam a ter 50% de açúcar na composição. O chocolate branco, por não contar com massa de cacau, lidera o ranking da doçura.

QUAL CHOCOLATE TEM MAIS CALORIAS?

CHOCOLATE BRANCO.O valor calórico do chocolate aumenta conforme o acréscimo de frutas secas e oleaginosas, açúcar, xaropes de glicose, flocos de milhos, licores, dentre outros, além do teor de gordura presente no próprio cacau. O chocolate branco, por se tratar de uma base de manteiga de cacau, é a versão mais calórica dos chocolates, seguida das versões com castanhas e amêndoas. Chocolate branco com castanhas? Este é o vilão de qualquer dieta.

O CHOCOLATE ACALMA OS SINTOMAS DA MENOPAUSA?

SIM.  Na menopausa, a mulher passa por mudanças hormonais que alteram o humor e a saúde. O consumo de chocolate aumenta a produção de neurotransmissores como a serotonina, que produz a sensação bem-estar. O consumo de antioxidantes presentes no chocolate também reduz o risco cardiovascular, que aumenta na menopausa.


O CHOCOLATE INTERFERE NOS NÍVEIS DE COLESTEROL?

SIM. O chocolate amargo ou meio amargo aumenta os níveis de colesterol bom (HDL).As epicatequinas, presentes no chocolate escuro e com pouco açúcar, são responsáveis pela redução na síntese de colesterol ruim (LDL) e pelo aumento de colesterol bom (HDL). Por outro lado, o chocolate branco e o ao leite contém respectivamente 22% e 20% de gordura saturada. Com essa quantidade, se consumidos em excesso, eles podem levar ao aumento das taxas de colesterol ruim no sangue.

QUE CHOCOLATE TEM MAIS GORDURAS?

CHOCOLATE DIET. A versão diet de um chocolate pode conter mais gordura que a tradicional - a adição compensa a ausência de açúcar na receita e permite manter as características sensoriais do alimento, como sabor, aroma e textura.

QUE QUANTIDADE DE CHOCOLATE PODE SER CONSUMIDA POR DIA?

Para pessoas saudáveis, com peso adequado, 30 gramas de chocolate são a dose ideal. Essa média foi elaborada de acordo com os benefícios dos antioxidantes presentes no alimento e vale para os chocolates amargo, meio amargo e ao leite. Os demais não devem ser consumidos diariamente.

TODOS OS CHOCOLATES SÃO FEITOS COM MASSA DE CACAU?

NÃO.  O chocolate branco só toma emprestado o nome das outras variações. Ele não apresenta a massa do cacau na composição, mas sim manteiga de cacau, leite e açúcares. Seu valor nutricional é inferior e as quantidades de antioxidantes muito pequenas - geralmente, q quantidade de calorias também é maior.

O CHOCOLATE DIMUNUI O RISCO DE DOENÇAS CARDÍACAS?

O chocolate é fonte de antioxidantes naturais, como a epicatequina. Essas substâncias evitam a formação de coágulos no sangue, favorecendo a circulação. "Estudos mostram redução na pressão arterial de indivíduos que consumiram chocolate amargo três vezes por dia, com controle médico", afirma a nutricionista. "Os antioxidantes impedem a deposição de gordura nas artérias, reduzindo o risco de infartos".


fonte:www.minhavida.com.br 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Mundo de Lolinha Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review