- TECIDOS: atenção para os tecidos. Às vezes o barato sai caro. Tome cuidado com os tecidos sintéticos com de nylon e poliéster, pois o resultado pode ser um caimento armado e pesado. Pense num modelo com o corte da saia menos volume, pois isso implica em redução de custos. Prefira tecidos como sede e cetim com toques de organza ou chifon para dar um caimento mais elegante.
- VESTIDOS IMPORTADOS: trazer vestidos do exterior para usar no dia de seu casamento pode ser uma opção encarecedora. Por que? Porque além da passagem e custos com estadia, você terá que ajustar o tamanho de bainha e apertar numa costureira. E não é tão simples quanto parece. Outra coisa, é que esses vestidos mais baratos do exterior possuem tecidos sintéticos e aí, o caimento não será de uma seda ou cetim, por exemplo.
- RENDAS E APLIQUES: vestidos com muitas saias, rendas, pérolas e bordados acabam elevando o orçamento. Se você quer renda no seu vestido, prefira as nacionais de boa qualidade, pois são boas e fazem o mesmo efeitos das rendas francesas - que são as queridinhas e sempre serão as mais caras. Outra coisa é o tamanho das pedrarias, se maior for as pérolas, strass, vitrilhos mais caro seu orçamento.
- ESTILISTA: muitas vezes o nome do estilista aliado à complexidade do modelo do vestido e tipo de tecido encarecem o modelo. Sendo assim, uma dica interessante, pode ser: se vc tem uma costureira de confiança de anos , veja modelos em revistas e sites e copie, misture...enfim, crie seu modelo e contrate uma boa profissional para operacionalizar isso> ou seja, costurar seu vestido. Seu bolso agradecerá;
- DETALHES: lembre-se: quanto mais pedrarias, strass, renda e bordados tiver seu vestido mais profissionais envolvidos para a execução do vestido. Isso implica em aumento do custo do vestido.
fonte: gnt.globo.com